Colaboração de Samir Garcia Maia
Não existe valor com relação à cultura!
Cultura é cultura. Não há uma que seja melhor que a outra.
Se os chineses fazem o que fazem não temos o direito de julgá-los.
Nós, ocidentais, fazemos ou apoiamos muitas atitudes que estão longe do divino, a diferença é que agimos silenciosamente, ou, se preferirem, com uma máscara.
Criamos o capitalismo e com ele, o egoísmo, a ganância, a arrogância, as guerras...
A nação que consideramos modelo, EUA, jogaram bombas atômicas em duas cidades japonesas, usando pessoas inocentes para mostrar ao mundo o tamanho de seu poder. Mataram milhões no Vietnã, no Golfo, no Iraque... Também financiaram a ditadura militar em toda América Latina e exploram até hoje os países mais pobres.
Nós temos o hábito de depreciar os costumes de culturas diferentes da nossa.
Julgamos o fato deles comerem cachorros e gatos, assim como, os indianos julgam o nosso de comer carne de vaca.
Julgamos o fato deles matarem os animais e esquecemos que o nosso consumo desenfreado é responsável pela degradação do meio ambiente e, consequentemente, pelo extermínio de diversas espécies.
Quanto às crianças mortas, essa é a política do país, os chineses sabem que só podem ter um filho, é a lei. Não estou defendendo esta prática, muito pelo contrário, mas a partir do momento que é a lei do local, não temos direito de questioná-la.
No ocidente, as crianças morrem por puro egoísmo da sociedade. Seria cômico, se não fosse trágico, mas enquanto nos espantamos com o controle de natalidade chinês, vemos diariamente crianças subnutridas nas ruas brasileiras, passando frio, fome, humilhação, dentre outras coisas e fingimos que não temos nada a ver com isso, fechamos o vidro do carro e assumimos nossa indiferença.
Adoramos apontar e julgar o quanto é feio o quintal do vizinho, mas esquecemos de olhar o quanto nosso quintal necessita de reparos.
Se há costumes estranhos para nós na cultura chinesa, há muitos outros na nossa cultura estranhos para eles, inclusive nossa intolerância com o "diferente".
Nova Ordem Mundial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário