Nova Ordem Mundial

Nova Ordem Mundial
Nova Ordem Mundial, do Angeli

sábado, 3 de maio de 2008

Da Blog-editoria

Olá Pessoal
Me desculpem pelo sumiço, mas nos últimos dias estive somente acompanhando as notícias, como uma leitora passiva, introspectiva, reflexiva e portanto resolvi me abster de qualquer comentário, mas estou de volta, com minhas impressões dos últimos dias. Por uma questão de identidade, já existe um site com o nome Panorama Internacional, resolvi mudar o nome do Blog para “Volta ao Mundo em algumas linhas, que já é o endereço... Sendo assim,vamos pela nossa volta ao mundo...

Rapidinhas
Paraguai
Começando pela América Latina. Por aqui, o último fato de relevância foi a eleição do candidato da esquerda, o ex-bispo Fernando Lugo para a presidência do Paraguai, derrotando o partido conservador Colorado, no poder há 61 anos. Apelidado de “bispo dos pobres” ou “bispo vermelho”, Fernando Lugo, de 57 anos, abandonou a vida religiosa em dezembro de 2006 para se candidatar à presidência. Com sua ascensão ao poder, todos os países-membros do Mercosul passam a ser governados por dirigentes de esquerda. É nítida a presença de governos de esquerda em países da América Latina, uma tendência que tem se fortalecido. Isso reflete a necessidade da população em promover mudanças de caráter mais estrutural, principalmente no âmbito social.

Estados Unidos
A telenovela das eleições americanas continua cada vez mais acirrada com a disputa nas prévias eleitorais pelo partido democrata dos candidatos Hillary Clinton e Barack Obama. Contrariando as expectativas, a Hillary apresentou uma leve subida nos índices, algo de certa forma previsível, considerando as últimas denúncias do pastor Jeremiah Wright, sobre Obama. Para quem quer conhecer melhor o perfil dos canditatos, o site http://www.idelberavelar.com/archives/2008/01/eleicoes_americanas_um_abc.php descreve de forma irônica e bem-humorada cada um deles. Embora esteja um pouco desatualizado, vale a pena ver lá.

China
Depois da tumultuada turnê no exterior, a tocha olímpica retornou à China. Milhares de pessoas se reuniram nesta sexta-feira em Hong Kong para para assistir ao revezamento da tocha. O percurso durou cerca de oito horas e transcorreu num ambiente mais calmo do que o observado na passagem da tocha olímpica em Londres, Paris ou São Francisco, quando manifestações contra a repressão no Tibete provocaram distúrbios no revezamento. Por onde passou, algo que deveria ser uma demonstração de união entre os povos e do espírito olímpico enfrentou manifestações de hostilidade e resistência em diversos países em defesa à independência do Tibete. O espírito olímpico foi substituído pela escolta policial.

Zimbábue
A comissão eleitoral do Zimbábue finalmente divulgou nesta sexta-feira os resultados do primeiro turno da eleição presidencial de 29 de março passado: o líder oposicionista Morgan Tsvangirai venceu a etapa, mas não conseguiu vantagem suficiente para evitar um segundo turno. Segundo os dados oficiais, Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), ficou com 47,9 por cento dos votos. O atual presidente, Robert Mugabe, obteve 43,2 por cento. A oposição contesta os resultados e insiste no fato de que Tsvangirai venceu a eleição com 50,3 por cento de votos.
Fonte: http://www.rfi.fr

Bolívia
E atravessando novamente o Oceano Atlântico viemos parar na Bolívia. Está marcado para amanhã um referendo que decidirá sobre a autonomia da região de Santa Cruz de la Sierra, considerada a responsável por 40% da receita bruta do país. O presidente Evo Morales é contra a autonomia da região e justifica que o país depende dos recursos produzidos por Santa Cruz de la Sierra para manutenção das regiões mais pobres. Analistas temem que uma provável crise interna atinja o país. Evo Morales anunciou na última quinta-feira que o seu governo assumiu o controle da principal companhia telefônica do país, a Entel e de outras quatro empresas de petróleo, dinamizando seu projeto de nacionalização.

Terminamos aqui nossa volta ao mundo, mas antes ainda, gostaria de agradecer os vários emails que tenho recebido e dizer que este espaço está aberto para colaboradores, portanto, me mandem seus artigos, crônicas... Mandem para o email: renata_duraes@yahoo.com.br Inclusive, em breve será publicado um artigo de nossa primeira colaboradora, diretamente de Tel Aviv, Israel. Também teremos uma entrevista com o tema: Kosovo-Bolívia-Tibete: movimentos separatistas e direito internacional. Aguardem e bom fim de semana.