Nova Ordem Mundial

Nova Ordem Mundial
Nova Ordem Mundial, do Angeli

sábado, 16 de fevereiro de 2008

PANORAMA DA SEMANA – 10 a 16 de Fevereiro

E a disputa das prévias eleitorais americanas continua acirrada. Do lado dos Republicanos, McCain lidera sozinho. Barack Obama e Hillary Clinton continuam no páreo pelo partido Democrata. Ela, usando de uma estratégia mais agressiva com críticas ao concorrente, já mudou de assessor na campanha, já distribuiu chocolates aos jornalistas no Valentine's Day, enfim, tem feito de tudo para chamar a atenção e amarga uma possível derrota. Ele, tem se destacado através de um discurso idealista e propostas de mudanças, anseio nítido da população. Muita coisa ainda tem para acontecer. Temos ainda um ano inteiro pela frente, permeado de muita discussão e conflitos. Vamos acompanhando e ver no que vai dar. A pegunta que fica, para nós, brasileiros é: qual destes será capaz de desenvolver uma política externa menos agressiva e manipuladora, conciliar os interesses internos, mas respeitando o Direito Internacional, promover uma política mais justa em relação aos imigrantes e conter uma possível recessão econômica? A pergunta é esta. Mas ainda temos alguns meses para amargar por uma resposta.
Crises de legitimidade dos Estados. Processos de Independência conflituosos. Civis x atores políticos. Crises do institucionais dos Estados. Estes foram os assuntos que dominaram o cenário político internacional nesta última semana. Independência de Kosovo, Eleições no Paquistão e Crise institucional no Timor Leste.

Kosovo
Em matéria publicada na Folha de São Paulo, o premiê do Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que amanhã será proclamada a independência de Kosovo em relação à Sérvia. Os Estados Unidos e alguns países da UE (União Européia) expressaram nas últimas semanas a intenção de reconhecer a independência de Kosovo logo depois de sua proclamação. Porém, autoridades de Belgrado, apoiadas pela Rússia e os sérvios que vivem em Kosovo, que representam pouco menos de 10% da população, são opostos à independência da província. O ministro do Exterior da Sérvia, Vuk Jeremic, pediu ao Conselho de Segurança da ONU que se oponha à independência de Kosovo. Jeremic disse que a Sérvia não vai usar a força para impedir a separação, mas advertiu que a independência representaria um sinal verde para outros movimentos separatistas. A maioria kosovar de origem albanesa deve declarar a independência nos próximos dias. A ONU administrava Kosovo até dezembro de 2007, desde que uma campanha militar da OTAN expulsou as forças sérvias acusadas de perseguir a maioria de origem albanesa da província, em 1999. O processo de independência de Kosovo reflete um dos problemas mais frequentes atualmente no cenário internacional: conflitos de minorias étnicas e diversidade cultural, este assunto pode render uma boa pauta.

Paquistão
O Paquistão realiza eleições parlamentares na próxima segunda-feira (18), após quase um ano de crise política que enfraqueceu o ditador Pervez Musharraf e culminou no assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, em 27 de dezembro de 2007. A instabilidade teve início em março de 2007, quando Musharraf afastou o presidente do Supremo Tribunal, Iftikhar Chaudhry e gerou uma onda de protestos de advogados e da oposição. O clima de expectativa em relação às eleições é grande devido às possibilidades de fraudes. Uma boa pauta é em relação à ligação do atual presidente Musharraf com os Estados Unidos.

Nenhum comentário: