Nova Ordem Mundial

Nova Ordem Mundial
Nova Ordem Mundial, do Angeli

sábado, 3 de maio de 2008

Da Blog-editoria

Olá Pessoal
Me desculpem pelo sumiço, mas nos últimos dias estive somente acompanhando as notícias, como uma leitora passiva, introspectiva, reflexiva e portanto resolvi me abster de qualquer comentário, mas estou de volta, com minhas impressões dos últimos dias. Por uma questão de identidade, já existe um site com o nome Panorama Internacional, resolvi mudar o nome do Blog para “Volta ao Mundo em algumas linhas, que já é o endereço... Sendo assim,vamos pela nossa volta ao mundo...

Rapidinhas
Paraguai
Começando pela América Latina. Por aqui, o último fato de relevância foi a eleição do candidato da esquerda, o ex-bispo Fernando Lugo para a presidência do Paraguai, derrotando o partido conservador Colorado, no poder há 61 anos. Apelidado de “bispo dos pobres” ou “bispo vermelho”, Fernando Lugo, de 57 anos, abandonou a vida religiosa em dezembro de 2006 para se candidatar à presidência. Com sua ascensão ao poder, todos os países-membros do Mercosul passam a ser governados por dirigentes de esquerda. É nítida a presença de governos de esquerda em países da América Latina, uma tendência que tem se fortalecido. Isso reflete a necessidade da população em promover mudanças de caráter mais estrutural, principalmente no âmbito social.

Estados Unidos
A telenovela das eleições americanas continua cada vez mais acirrada com a disputa nas prévias eleitorais pelo partido democrata dos candidatos Hillary Clinton e Barack Obama. Contrariando as expectativas, a Hillary apresentou uma leve subida nos índices, algo de certa forma previsível, considerando as últimas denúncias do pastor Jeremiah Wright, sobre Obama. Para quem quer conhecer melhor o perfil dos canditatos, o site http://www.idelberavelar.com/archives/2008/01/eleicoes_americanas_um_abc.php descreve de forma irônica e bem-humorada cada um deles. Embora esteja um pouco desatualizado, vale a pena ver lá.

China
Depois da tumultuada turnê no exterior, a tocha olímpica retornou à China. Milhares de pessoas se reuniram nesta sexta-feira em Hong Kong para para assistir ao revezamento da tocha. O percurso durou cerca de oito horas e transcorreu num ambiente mais calmo do que o observado na passagem da tocha olímpica em Londres, Paris ou São Francisco, quando manifestações contra a repressão no Tibete provocaram distúrbios no revezamento. Por onde passou, algo que deveria ser uma demonstração de união entre os povos e do espírito olímpico enfrentou manifestações de hostilidade e resistência em diversos países em defesa à independência do Tibete. O espírito olímpico foi substituído pela escolta policial.

Zimbábue
A comissão eleitoral do Zimbábue finalmente divulgou nesta sexta-feira os resultados do primeiro turno da eleição presidencial de 29 de março passado: o líder oposicionista Morgan Tsvangirai venceu a etapa, mas não conseguiu vantagem suficiente para evitar um segundo turno. Segundo os dados oficiais, Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), ficou com 47,9 por cento dos votos. O atual presidente, Robert Mugabe, obteve 43,2 por cento. A oposição contesta os resultados e insiste no fato de que Tsvangirai venceu a eleição com 50,3 por cento de votos.
Fonte: http://www.rfi.fr

Bolívia
E atravessando novamente o Oceano Atlântico viemos parar na Bolívia. Está marcado para amanhã um referendo que decidirá sobre a autonomia da região de Santa Cruz de la Sierra, considerada a responsável por 40% da receita bruta do país. O presidente Evo Morales é contra a autonomia da região e justifica que o país depende dos recursos produzidos por Santa Cruz de la Sierra para manutenção das regiões mais pobres. Analistas temem que uma provável crise interna atinja o país. Evo Morales anunciou na última quinta-feira que o seu governo assumiu o controle da principal companhia telefônica do país, a Entel e de outras quatro empresas de petróleo, dinamizando seu projeto de nacionalização.

Terminamos aqui nossa volta ao mundo, mas antes ainda, gostaria de agradecer os vários emails que tenho recebido e dizer que este espaço está aberto para colaboradores, portanto, me mandem seus artigos, crônicas... Mandem para o email: renata_duraes@yahoo.com.br Inclusive, em breve será publicado um artigo de nossa primeira colaboradora, diretamente de Tel Aviv, Israel. Também teremos uma entrevista com o tema: Kosovo-Bolívia-Tibete: movimentos separatistas e direito internacional. Aguardem e bom fim de semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Renata!
Achei seu blog muito interessante, melhor ainda para você se manter por dentro de inter. Tbm faço parte do grupo do yahoo. Fiquei curiosa sobre essa empreitada voluntária ao grupo de refugiados. Como foi?
Meu e-mail é cami_pfa@yahoo.com.br
Bj
Camila